Em primeiro lugar, é bom lembrar que nenhuma cor da moda é mandatória. Cada uma é mais adequada para um determinado contexto e ambiente, além da preferência pessoal de sua clientela. Porém, para tirar o melhor proveito dos seus móveis planejados, ainda vale a pena entender qual é o efeito de cada cor no ambiente.
Veja aqui uma lista rápida com as principais cores que você pode escolher e quando cada uma é mais indicada.
A princípio, deixar tudo branco parece uma das escolhas mais básicas para móveis planejados. Porém, assim como qualquer outra opção de estilo, ela também pode variar bastante de acordo com o contexto, especialmente com relação ao cômodo e outros móveis à volta.
No geral, o branco é bom para espaços onde você quer aproveitar bastante a luz, como a cozinha e o banheiro, pois a cor reflete bastante luminosidade. Por isso, apenas fique atento à limpeza, pois qualquer sujeira fica facilmente aparente.
Esta é outra opção básica e de bastante estilo, especialmente se você usar alguma textura perolada ou em madeira. Móveis pretos e mais escuros de forma geral tendem a ser discretos, a menos que se contrastem com algo claro ou sejam muito grandes. Também é uma boa ideia para lugares que pegam muita luz, pois ela não reflete muita luminosidade no ambiente.
O meio termo entre branco e preto é uma escolha segura a maior parte do tempo. O cinza é uma das cores mais sóbrias e discretas, sendo muito boa para escritórios e outras áreas onde você não quer muitas distrações. Também pode ajudar bastante na composição se você tiver outros móveis ou decorações mais coloridos. Assim, a atenção fica neles e não no seu móvel.
Se, por outro lado, você quer chamar atenção, o vermelho é uma boa opção. É uma cor quente, que transmite alegria e energia e, por isso, é bom para áreas de lazer, onde você espera que todos se movimentem bastante.
Do outro lado do espectro, o azul é uma das cores mais calmantes que existem. Tons mais claros podem ser usados para relaxar, enquanto os tons mais escuros podem contribuir com uma atmosfera ideal para o sono. Mesmo que em pequenas quantidades, essa é uma ótima cor em quase qualquer espaço.
Se você quer algo com uma cara mais natural, então o marrom é o padrão, especialmente se o móvel tiver alguma textura em madeira. Há tons variados para diversos contextos, sendo bem fácil encaixar essa cor em qualquer composição. Simplesmente não há como errar.
1 Comment
sfsdfsdfsd